quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Garota, Interrompida: Livro X Filme

Oi, pessoal, como vocês estão?

Confesso que já estava com saudades de fazer batalhas entre filme e livro. Aliás, acho que só fiz uma, certo? E, comentando sobre isso, ainda não terminei a série Divergente mas prometo que, assim que o fizer, conto a vocês. 

Bem, mas hoje, especialmente, eu venho falar sobre o queridíssimo de cinema Garota, Interrompida que foi estralado não menos por Winona Ryder e Angelina Jolie! Quem conhece? 

Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Kaysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era algo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é a sanidade? Garotas interrompidas. Um relato pessoal, intenso e brutal que nos faz refletir sobre nosso papel na sociedade, Garota, interrompida é uma leitura obrigatória, que inspirou o filme homônimo sucesso de bilheteria que concedeu a Angelina Jolie seu papel mais importante e o Oscar de melhor atriz coadjuvante. 
"Não saber o que quer ser não é uma opção"; E por onde mesmo eu começo depois disso? HAHA. Eu já conhecia o filme, sem novidade. Como a própria descrição diz, a Angelina Jolie ganhou Oscar por tal papel e, portanto, ele é mais do que renomado. 
Por outro lado, eu me surpreendi ao ver lá em Agosto, na Bienal, a capa do livro. Para ser sincera, eu pouco sabia que o filme havia sido inspirado na obra. Além de que, melhor, o relato é baseado em fatos reais! Como podem ver, o nome da autora é seguido do mesmo da personagem principal. 
Primeiramente, o livro não é linear. Ou seja, ele não segue uma linha de pensamentos ou fatos cronologicamente narrados, muito pelo contrário, ele parece uma espécie de diário em que Susanna só foi escrevendo tudo que havia acontecido com ela nos dois anos internada. Enquanto isso, o filme parece faze um interpolo de passado e futuro que fica claro e é compreensível. 
Eu li críticas sobre o livro falando que ele é cansativo e não prende o leitor. Mas, na verdade, na minha opinião, por não ser linear e por Susanna estar falando exatamente o que sente e o que pensa, além de contar suas histórias no hospital, ele torna-se real. Ele é fiel aos anos 60 e, mais que isso, conta a realidade de um internato. Diferente do filme, que parece deixar claro que estar louca e estar internada é o fim da vida e um caminho sem volta, o livro mostra que não é bem assim. Que não é mesmo assim. 
O filme tem um começo, um meio e um fim. Ou seja, ele tem uma trama principal e os diretores até fizeram uma brincadeira de romance entre as personagens. Mas o livro os capítulos não geram nada, digamos assim. Os capítulos são acontecimentos que acabam ali mesmo, são histórias passadas e as personagens são mais desenvolvidas. E, muito melhor que no filme, como eu disse, a Susanna mostra que estar louca não é está acabando com a própria vida, ela mostra que, na verdade, internar-se, no final, foi e é uma maneira de melhor a vida <3
De uma maneira bem intensa, real e quase técnica já que há muitos termos sobre psicológico, o livro é um lembrete para todos os doentes ou qualquer um por ai que, hora ou outra, dá para recuperar o tempo perdido e dá para sair do fundo do poço de cabeça erguida. E o filme é bonito, é engraçado e estampa de maneira cinematográfica e menos emotiva a vida dessas pessoas mas, nem por isso, deixa de ser bom, pelo contrário. 
Eu, indecisa como sempre, recomendo os dois! Leia o livro (4 estrelinhass) primeiro e depois assista o filme (5 estrelinhass) porque acho que fará mais sentido e é mais provável de você agradar-se com a história no geral haha. 
Não esqueçam de me contar o que acharam e se gostam desse tipo de postagem! Eu espero muito muito muito que sim para as duas perguntas haha. 
Beijocas, 
Ana :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário