segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

#EuLi: Amor Amargo, Jennifer Brown

Oi gente! Tudo bom? Primeiro post de 2016, YAY!

Sei que acabei me atrasando neste post mas estou orgulhosa pelo primeiro ser sobre uma das minhas coisas preferidas: livros. Quem me conhece já até sabe, certo? Bem, primeiramente, eu queria dizer que espero muito que todos vocês tenham aproveitado o Ano Novo e, 2016, vêm que vêm! 

Hum... Eu não sei por onde começar, pessoal! Eu embarquei em uma semana de maratona literária (li seis desde segunda passada!) e quando cheguei ao dito cujo que será centro deste post, só consegui pensar em postar logo sobre ele e fazer uma resenha digna de tal leitura. Vamos ver? 


Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer.
Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade…
Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos.

Vocês se lembram de quando eu fiz resenha de A Lista Negra? Clique aqui para ver. Lá, naquela altura do campeonato, eu já deveria ter percebido que quando o assunto é Jennifer Brown, não podemos começar a ler antes de uma preparação pesada psicológica. 

Amor Amargo, lançando em Agosto, em meio a Bienal do Livro, como mostra a sinopse, nos conta sobre um relacionamento abusivo e não digo apenas fisicamente. Como eu já sabia sobre isso, antes de iniciar tal leitura, eu fui preparada, por assim dizer HAHA. Tipo, eu estava com um pé atrás entendem? Eu sabia que não viveria no conto de fadas por muito tempo e, ainda bem, que sabia! 

Alex tem tudo para ser uma personagem-narradadora incrível, juro. Muito diferente da Valerie, de Lista Negra, ela, a princípio, não é cansativa, não é monótoma e ela aprecia a vida lá fora haha. Mas, então, BUM! Ela se torna pior que a Val. 

Em A Lista Negra estamos a todo tempo, a todo custo e a todo minuto, torcendo para que as coisas fiquem boas e se acertem para os personagens e aqueles ao redor. Em Amor Amargo, a Jennifer Brown é tão incrível que, nas 100 primeiras páginas, estamos torcendo pelo casal. Fala sério, pessoal, o Cole aparece no segundo capítulo e ele parece ter saído de um filme. Misterioso, intrigante, charmoso, educado e alguém que se importa, ele mexe não apenas com a Alex, que sofre com a família e com os problemas passados, mas conosco também! 


E, então, novamente, BUM! As coisas começam a acontecer, um pulso machucado, um puxão de cabelo, agressões verbais e a gente se vê em um pico, sério. O livro não tem uma constante, pelo contrário, ele começa a subir e subir e subir e a gente pensa "Meu deus, vai ter morte aí!". 

Com a Valerie, a gente perdoa. Apesar de ela ser parada e confusa, a gente não consegue odiá-la. Mas a Alex, nossa, a gente fica constantemente pensando que não faríamos igual, que se fosse nossa pele na situação seríamos seguras e procuraríamos ajuda. Mas, com Jennifer Brown e com a própria Alex, percebemos que não é assim porque, sem dar spoilers, a Alex pensa como nós. Ela abre o jogo para o leitor e mostra as vantagens e as desvantagens de abrir a boca, de gritar por socorro e por isso que, também, é impossível odiá-la já que, de uma maneira ou de outra, ela é uma versão de qualquer um que estivesse em um relacionamento abusivo. 

O livro é curto. Comecei ele hoje de manhã e terminei agora pouco. Nem por isso, ele deixa de ser denso. Pelo contrário, ele é bem pesado, com letra miúdas mas ele prende a atenção! A Jennifer Brown escreve de uma maneira muito certa e realista um assunto, considerado tabu, crítico e perigoso. 

Ele é leitura obrigatória, gente! S-É-R-I-O! Leiam primeiro a Lista Negra e depois Amor Amargo. De qualquer forma, eles se conversam. Superação, romances tensos, problemas familiares e insegurança há em excesso, por isso se prepare haha. 

E, claro, você vai ficar pensando no Cole, na Alex e em (lê-se lindo, incrível e maravilhoso) Zack por váriossss dias. 

Espero que tenham gostado e não se esqueçam de me falar o que acharam caso leiam ou tenham lido! 
Beijocas, 
Ana :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário