sábado, 30 de janeiro de 2016

#EuLi: Eu estive Aqui, Gayle Forman

Oi, pessoal! Como vocês vão? Tudo certinho? 

Mais uma resenha, YAY! Eu sei que já deve ter percebido que eu adoro, mais ainda livros, mas eu não me canso de fazer esses tipos de posts, sério, são os meus favoritos (#culpada). Mas, de qualquer forma, hoje eu venho falar de um especial que até apareceu em uma das minhas whislist de lançamentos do mês! O livro causou um pequeno buchicho também HAHA. 

Quem ai ouviu falar de Eu Estive Aqui

Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... 
Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? 
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. 
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. 
Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível. 
"Eu estive aqui é a mais perfeita mescla de mistério, tragédia e romance. Gayle Forman dá ao leitor um retrato sincero da coragem necessária para continuar vivendo após uma perda devastadora. " 
Stephen Chbosky, autor de As vantagens de ser invisível 

A leitura me acompanhou em uma viagem de Campinas a São Paulo e mais algumas horinhas em casa depois. Mas o livro em si me acompanha até hoje! Aliás, maldita seja Gayle Forman porque ela vem se tornando, sem dúvidas, minha autora predileta porque esse é efeito dela: fazer livros rápido mas impossíveis de esquecer! 

Como dito, o livro é rápido e, aparentemente, leve apesar do tema. A questão é Cody é uma protagonista decidida e uma narradora nada cansativa, então a leitura flui. O mais importante é que a história prende, apesar de demorar alguns capítulos para entrar no clima e no ritmo, assim que acontece vai numa só, entendem? 

Em meio a narração, a gente se encontra em uma divisão de mares para ambas as personagens: Meg, que se matou e sua melhor amiga, Cody, que tenta entender tal situação. Mas as duas estão deixando de serem adolescentes e se tornando adultas, assumindo as responsabilidades e caindo com os pés no mundo por aí. E isso que chama muito atenção! Por que apesar de falarem que os adolescentes vivem a flor da pele, esse livro me mostrou que os adultos estão ta mesma dependendo do assunto. 

Além disso, apesar da Cody ser bem direta, ela está em um momento difícil. Pensem só, vocês perderem sua melhor amiga do dia para noite, ser convidada para ir buscar as coisas dela no campus da faculdade e dar de cara com uma vida que pensava que ela jamais viveria. Não é fácil e isso fica bem claro nas confusões de um turbilhão de emoções de Cody. 

Mas temos Ben! Ah, Ben (lê-se aquele emoji de cara safadinha HAHA). A princípio, ele parece ser ruim e não vai durar muito na história. Mas aí, rola aquele clichê básico do cara que pega todas se amolecendo para uma especial e, melhor, ele se abre. Ele é como nós, ele teve erro nos passados e ele está disposto a uma nova vida. Já deu para perceber que é impossível não se apaixonar por ele, né? Mas detalhe, aqueles que irão ler, preparem para sentir raiva dele e de Cody 99% do tempo. Mas prometo que as últimas páginas amolecem nosso coração também haha. 

O livro mostra a qualquer um que é impossível conhecer alguém 100%. Ou até metade disso, não dá. Nem nossa família, nossos amores e nossos melhores amigos. O melhor de tudo é que a própria Cody nos ensina que a gente não conhece nem ao menos nós mesmos. 

Por issoooo, a leitura é indispensável! Totalmente recomendo e juro que uma tarde esses personagens mudarão sua vida como mudaram a minha! Na verdade, Gayle Forman muda qualquer um <3 E sabem do que mais? Os direitos já foram vendidos então vai ter filme SIM! Mal posso esperar hehe. 

Espero muito que tenham gostado e não se esqueçam de me contarem o que acharam nos comentários, ficarei bem felizzz.

Grande Beijo, 
Ana :)

2 comentários:

  1. MEU DEUS EU ESTOU SENDO PERSEGUIDA POR ESTE LIVRO! Sério, quase todo blog que eu visito tem uma resenha dele lá, quero muito lê-lo logo, mas tenho que ler os que já tenho huhuahuah
    Amei a resenha de verdade! Só me deixou mais ansiosa ainda, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHA adorei adorei. Olha, ao meu ver, isso definitivamente é um sinal! Você tem que ler, ok? hehe. Feliz que você gostou do post, obrigada mesmo!

      Beijocasss

      Excluir