segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Vamos falar sobre fanfics + Conheça a Babi Dewet

Oi galera, tudo bom com vocês?

Eu nunca pensei que de fato iria falar sobre isso aqui no blog, até porque algumas pessoas consideram esse assunto um tabu, outras sentem-se tímidas quanto a isso e, tem gente, que nem sabe a existência de todo esse universo bem a nossa frente. 

Quem aqui já ouviu falar sobre fanfics? Para quem desconhece, fanfics (abreviação do termo fanfiction) são histórias ficcionais, normalmente, criada por amadores da escrita, publicadas e divulgadas em sites com personagens conhecidos pelo mundo da fama. Isto é, são narrativas que contam com universos paralelos ao original (continuação da saga de Harry Potter, romances com bandas e cantores, hipóteses de distopias e agora, mais comum, histórias originais). 

Eu percebi, recentemente, que tenho muito orgulho de acompanhar plataformas que abrigam fics. Afinal, muitas pessoas que hoje são grandes escritores, começaram por ai. Cassandra Clare, E.L. James, Anna Todd e entre outros tiveram seu princípio atrás da tela de um computador, escrevendo histórias sobre outras pessoas, que já tinham histórias. 


É um lugar, basicamente, para você ser quem quiser ser. Não é tão sério quanto um livro e você pode escrever sobre o que quiser! Sua história pode ser restrita, com conteúdos pesados e censurados, pode ser de apenas um capítulo, de vários, pode ter continuação, pode ser sobrenatural, pode ser com palavrões, em dialetos, sobre bruxos que cantam música ou dragões que salvam o mundo. Enfim, é com sua imaginação. E o melhor, você treina. Afinal, não vai ter um editor, um capista, só você e o público. E posso garantir, pelo menos uma pessoa vai estar lendo. Já que tem fã para tudo e qualquer coisa. 

Conheço esse mundo desde 2012 então, sim, eu vi "Soul Rebel" como fanfic, eu vi "After" como fanfic, eu pirei no twitter com atualizações e com aqueles capítulos aos quais a autora disse que não iria escrever mais também. As vezes penso em escrever minha própria fic, como tentei uma vez, mas por enquanto, ainda faço o papel de leitora. O que é muito bom também. 

Mas, se tem alguém que realmente entende sobre esse mundinho mais do que legal, e esse alguém é tão legal quanto, é a Babi Dewet. Não quero dar uma de fã mas, MEU DEUS QUE AUTORA! Gostaria muito de poder dizer que a conhecia como fic-writer mas, dane-se, conhecia ela com os livros publicados e não me arrependo nem por um segundo de ter lido cada um deles. E, claro, ter pirado muito também. 

A Babi tem uma história simplesmente sensacional e um gosto musical incrível também. Além de autora, professora e amante da música, ela também tem um blog. E lá, vocês podem acompanhar a agenda dela, suas resenhas e um pouco mais sobre os seus livros. Sábado à Noite, que era uma fanfic de McFly, já está terminado, recentemente ela fez parte do projeto de Um Ano Inesquecível, juntamente com Bruna Vieira, Thalita Rebouças e Bruna Vieira e, agora no próximo ano, ela estará escrevendo uma trilogia que será publicada pela Gutemberg. 

Eu me emocionei várias e várias vezes lendo sobre ela aqui, quis matar Babi com o final de Sábado à Noite 1, 2 e 3, porque NOSSA SENHORA! Prometo fazer uma super resenha em breve porque, sem querer ser exagerada mas, esses três livros marcaram o ano passado e minha adolescência, sem dúvidas. 

É simplesmente incrível ver que uma garota, fã de alguém ou de alguma coisa, começou a escrever sobre o que gostava e agora pode ver sua história estampando uma livraria. Pelo menos, acho que isso não tem preço nenhum. E bem, a Babi deve ser a que mais conhece essa sensação. E o melhor? Não é só ótima escritora não, é uma ótima pessoa também! Encontrei com ela na Bienal do ano passado e conversamos por uns dez minutos, sem parar. E gente, parecia que eu estava falando com uma amiga minha! 

Incrível. Indico fics (esses são os sites mais conhecidos: Fanfic Obsession que conta com fanfics interativas, isto é, você preenche quadros com informações suas e vira um personagem da história; Wattpad é o mais conhecido de todos pois abrange livros, fics de todo o mundo e aplicativo; Social Spirit muito famoso no Brasil e em Portugal com grande número de fics do Justin Bieber e do One Direction), indico demais todos os trabalhos da Babi e mais do que tudo, os livros dela! 

Espero muito que tenham gostado do post, farei resenha de SAN em breve e quem sabe, fale mais sobre as fanfics que já li. Aliás, o que achariam disso? O que acharam de tudo? Não esqueçam de me contar! 

Beijo e um queijo, 
Ana :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário