domingo, 20 de setembro de 2015

Grande Talvez, Teoremas, Granadas, Pessoas de Papel e... Green!

Oi pessoal, como vocês estão?

Acredito que todo mundo já sacou qual a do título do post, estou certa? Calma aí! Não para de ler ainda não, por favor. Prometo que esse não será mais um dos milhões de post soltos por aí em blogs ou plataformas grandes sobre duas nuvenzinhas com okay? okay escrito, ou flores brancas caídas e quem sabe, sobre funções matemáticas sobre amor... 

Pois é, eu sou uma grande fã de amor clássico e até mesmo dos clichês. Mas também sou uma pessoa extremamente contraditória e gosto de fugir disso. E é exatamente por isso que este post não será nesse formato mas, quem sabe, sobre essas coisinhas que citei. Ah, querem saber? Vamos direto ao ponto: JOHN GREEN! 
Ele não é um completo estranho para vocês, certo? Bem, caso seja, aqui vai: John Green é um dos autores norte-americanos mais conhecidos no dia de hoje. Além de ter escrito sucessos como os aqui em cima, participou da direção de dois filmes baseados em obras suas e atualmente, está trabalhando no próximo livro. 

Sei que não sou uma especialista em literatura, uma grande amante por enquanto, mas preciso ressaltar que muitos blogueiros literários ainda procuram pela resposta do porquê John Green causou tanto alvoroço nos anos anteriores com seus livros! Mas, perem aí novamente, não vim aqui para criticá-lo, pelo contrário, na verdade, minha opinião por esse camarada aí, vem mudando bastante recentemente. 

E querem saber por que? Bom, eu decidi fazer uma pequena retrospectiva da ordem dos livros que li dele e fazer uma pequena resenha de cada um, com a minha opinião. Caso queiram saber e inclusive, terem uma ideia de qual eu achei melhor ou menos bom, só continuar lendo o post :)

A Culpa é das Estrelas: 
A história de Hazel e Gus virou sucesso mundial, tenho certeza. Mas antes disso, incrivelmente, eu e a Nath já sabíamos da existência do queridinho de qualquer um. E a questão é a seguinte, olhando para trás hoje, eu acho apenas uma história bonita. De verdade. Acabei ele durante uma aula no colégio e tive que segurar as milhares de lágrimas até chegar em casa. E o filme, aquele que foi lançado ano passado, é extremamente fiel e sensacional também! Só que, se tem algo que vocês devem saber sobre a minha opinião quanto ao Green é que, acho que ele cria personagens incríveis e temas muito bons, mas... o livro acaba. E que finais são esses! Não sei se conseguem entender, A Culpa é Das Estrelas tem tudo de bom mas ai, estamos na última página! E fora que, não sei vocês, mas a Hazel é uma pessoa complicadinha. Por outro lado, o livro me marcou. Além de ele estar repleto de post-it, ele é especial. Ele trata de coisas que a gente sabe que existem mas esquecemos. Deus, quando é que eu me daria conta que jovens que irão morrer, hora ou outra, por causa de uma maldita doença, aproveitam a vida melhor que outros que tem a segurança de várias e vários dias saudáveis? 
Três Estrelas 

O Teorema Katherine: 
Estou acostumada a ver resenhas não muito agradáveis quanto a esse livro. Na verdade, todas que já li, classificam esse como o pior do autor. Mas, olhem, eu achei ele bem fofinho. Conta a história do Colin, que já namorou 19 garotas chamadas Katherine. Sim, isso é possível de alguma forma hahaha. O Colin é beem inteligente, então ele está tentando produzir, digamos assim, um teorema que conseguirá prever o fim de qualquer relacionamento. O que ele não espera, é que depois do mais novo fora que teve da última K, ele viria a cair na estrada com o melhor amigo e iria encontrar uma nova aventura pela frente e, pela primeira vez em muito tempo, sem K-A-T-H-E-R-I-N-E. Não sou a melhor pessoa em matemática, então todos os inúmeros cálculos e pensamentos meio geeks que o livro abrange foram meio complicados e um tanto cansativos para mim. E aliás, o John Green tem a incrível habilidade de sempre fazer o personagem que é amigo ou par romântico do principal muito mais interessante que o protagonista. Falo sério. Colin, me desculpe, você é legal, mas seus amigos e suas Ks são mais divertidos <3 Mas, se você está a procura de algo leve e tranquilo, além de rápido, seja feliz com esse fofuxo.  
Três Estrelas 
Quem é você, Alasca? 
Ah, esse livro <3 Juro, me arrepio inteira só de lembrar da época que li e tudo que senti com ele. A primeira coisa, o nome. Eu nunca o entendi direito, sempre pensei que era referência ao estado americano, Alasca, mas depois que uma amiga me explicou, me interessei ainda mais pelo livro e assim que o adquiri, o devorei em dois dias! Não muito diferente dos outros livros, este conta com a ilustre presença do Gordo, que consegue ser um adolescente perdido e bem lento meio que... 99% do tempo. PORÉM, o livro também tem a incrível e maravilhosa Alasca, a garota misteriosa, que tem uma biblioteca particular no quarto e reúne mais uma turma de amigos do colégio interno, em que Gordo vai estudar, simplesmente sensacional! Gente, que garota, que amigos, que livro novamente! A leitura, infelizmente, é um pouco cansativa. As coisas não acontecem, demoram para tomar um bom embalo e ai, quando tomam, $%***#, você quer xingar John Green e toda a família dele! Mas, ao mesmo tempo, bate aquela sensação de, tipo, que cara demais! O final é perfeito, a maneira que o livro é escrita cai de um jeito ótimo ao que a história conta. E a mensagem, todos nós estamos em um labirinto, alguns de nós saindo mais rápidos do que outros, é mais que linda! É o tipo de história que, mesmo com o final que tem e se prepare para se surpreender, você quer viver entendem? Em A Culpa é das Estrelas, você chora. Em Teorema Katherine, você ri. Mas nesse aqui, você ri, chora, grita, quer entrar na história, pensa em desistir do livro e ai, parece que ele desistiu de você. Mas ele tem uma narrativa tão linda e confusa também mas que, de certa forma, encanta quase todo mundo. 
Cinco Estrelas

Cidades de Papel: 
Acabei Cidades de Papel há umas duas semanas e ó, não escutem os outros não, o livro não tem nada de "bobo" e "chato", muito pelo contrário, eu achei ele melhor que ACEDE diferente de muitos, hehe, só não supera Quem é Você, Alasca? mas, ainda assim, merece muito mais reconhecimento. Acho que o problema, na verdade, está em nós. Estamos tão acostumados com romances com finais felizes, o mocinho com a mocinha, que quando a realidade bate com nosso rosto, a gente estranha, a gente crítica, a gente acha ruim. Mas, sério Cidades de Papel, faz, subliminarmente, uma crítica a sociedade tão grande que deveria ser leitura obrigatória! Confesso, o Quentin segue a linha dos personagens principais irritantes mas ele faz isso porque, um, é um garoto e, dois, ele tem seus motivos. Mas enquanto isso, a Margô, sua vizinha que o faz ter a "melhor noite da sua vida" e depois desaparece, tem cada ideia sobre vida, pessoas e ah, tudo! Ela é tão doida e irritante e sábia e chata e tudo tão ao mesmo tempo, que não dá vontade de parar de ler. E como os outros livros, novamente, o John Green consegue fazer um grupo de personagens secundários tão legais que dá vontade de bater na porta dele e exigir por histórias paralelas! Ainda não assisti ao filme, mas já soube que está bem fiel, prometo falar sobre depois :) É o tipo de livro que você lê em uma tarde e, a princípio, se não reparar no que exatamente está acontecendo ao redor dos personagens, não vai gostar. Mas, ele é tão brilhante. Margô com sua teoria de que estamos todos em cidades frágeis e sem vida, como papel, é tão brilhante, na verdade. Ah, já sabem, eu aprovo haha. 

Quatro Estrelas 

Bom, pessoal, na minha lista ainda falta Deixe a Neve Cair e Will&Will, que pretendo ler em breve. Gostariam de uma resenha destes também? Eu gosto do John Green, sério, me irrito MUITO com os personagens e com o final do livros, mas depois que terminei Cidades de Papel, incrivelmente, passei a admirá-lo. Ele deixou de ser só "mais um autor famoso" para mim e tornou-se alguém que admiro. Ele tem boas ideias, escrita agradável e, sem que a gente perceba, todas as suas histórias tem muito mais do que um romance cinematográfico. 

Espero que tenham gostado, de verdade. Não se esqueçam de me contar o que acharam sobre o post, os livros, os filmes e sobre esse João Verde ai hahaha. 

Beijo e um queijo, 
Ana :)


2 comentários:

  1. Vou confessar que tenho medo de ler os livros do John huahuahuah o "a culpa é das estrelas" eu morri de chorar, e apesar de ter amado de paixão a história, eu resolvi dar um tempo para este autor, masss me interessei pelo " Quem é você, Alasca" huahau gostei da resenha ;)

    estantdapri.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee!

      A culpa é das estrelas, de fato kkk, praticamente nos obriga a andar com uma caixa de papel para enxugar todas as lágrimas! E o filme? meu deus! Entendo essa sua "pausa" mas ò, não demora para voltar muito porque ele tem coisas sensacionais! Vai afundo com "Quem é você, Alasca?"! Eu suuuuper indico, como você viu kkkk, o começo é meio muchinho mas melhora bastante e você não vai querer parar de ler :)

      Fico feliz que gostou! Obrigada por acompanhar o blog <3
      Beijocas

      Excluir